Dez fatos sobre portas de vidro autoportantes

Simplicidade, praticidade e resistência são as principais características desse produto tradicional das vidraçarias brasileiras

Portas de vidro autoportantes são aquelas que não se utilizam de estrutura metálica para encaixilhar, envolver ou sustentar o vidro. Nelas o próprio vidro assume essa função estrutural, sendo instalado no local através de suportes ou ferragens. A seguir, dez fatos sobre tal produto, já consagrado entre os profissionais vidraceiros.

1-    Existem dois tipos de portas de vidro autoportantes. As deslizantes, que são as que se deslocam para trás de paredes ou vidros fixos e que incluem as portas automáticas com acionamento elétrico-eletrônico. E o segundo tipo que são as portas que equivocadamente são chamadas “de abrir”. Apesar desse termo ser utilizado em normas técnicas, uma parte dos profissionais defende que deveriam ser chamadas Portas Pivotantes. Afinal, que porta não seria de abrir e fechar?

2-    É recomendável que portas de vidro autoportantes sejam produzidas com vidro temperado ou vidro laminado de temperados, com espessura mínima de 10 mm, pois seu movimento repetitivo, com torções, apertos das ferragens e batidas constantes em suas bordas, exige maior massa desse material.

3-    As portas pivotantes de vidro temperados mais utilizadas são projetadas tendo como medidas limites 2.200 mm de altura por 1.100 mm de largura. Medidas superiores devem ser acompanhadas do redimensionamento da capacidade das ferragens e das molas hidráulicas utilizadas.

4-    Portas pivotantes de vidro temperado mais leves podem ter seu fechamento automatizado através de molas aéreas. Elas podem ser instaladas através de suportes especiais. Em alguns casos até mesmo em portas já instaladas anteriormente.

5-    Portas Pivotantes instaladas em locais com correntes de ar constante devem ter suas molas hidráulicas projetadas e reguladas para suportarem esse esforço extra e contínuo para se manterem fechadas.

6-    Locais de entrada que recebem água da chuva e locais que recebem lavagens periódicas devem proteger as molas com um selante protetor adequado. A UdiGlass estimula a utilização de seu selante para molas de piso (Eco Seal) estendendo a garantia das molas aos que utilizarem essa proteção para cinco anos.

7-    A UdiGlass lançou recentemente com exclusividade uma mola de piso totalmente hermética e à prova de água.

8-    A UdiGlass fornece diversos modelos de molas hidráulicas para portas pivotantes, incluindo aéreas e molas de piso. E informações aos profissionais do vidro sobre qual o modelo mais adequado a cada aplicação.

9-    Além dos produtos utilizados para a abertura das portas de vidros temperados a UdiGlass possui dois modelos de puxadores direcionados a elas, produzidos em aço inoxidável, com design diferenciado.

10- Se bem instaladas e reguladas as molas hidráulicas das portas pivotantes de vidro podem resistir a anos com pouca manutenção. A revisão ou substituição das molas hidráulicas pode ser necessárias quando esta passa a bater bruscamente; fechar muito lentamente; ficar semiaberta; quando o vidro esbarra em pisos ou na parede ou quando estala ao abrir ou fechar.