Como vidraceiros podem se preparar para o pós-pandemia

Analistas do mercado apontam algumas tendências

Ninguém esperava que neste mês de setembro os vidraceiros estariam tão atarefados. Teoricamente os dias de reclusão em casa fizeram as pessoas se atentarem para a necessidade de reformas, o que inclui o envidraçamento. O ramo se beneficiou também com o deslocamento dos recursos economizados em restaurantes e viagens e também com a retirada de aplicações financeiras que deixaram de ser tão rentáveis.

Situação atual

Aumenta-se a esperança de que a pandemia termine em breve, especialmente com divulgações de uma ligeira baixa no gráfico dos contágios pela Covid-19 e com o anúncio de várias vacinas contra essa doença entrando em sua fase final de testes.

Entretanto, nem tudo é alegria neste momento. Estamos vivendo uma situação momentânea de escassez de vidros, alumínios, ferragens e acessórios, que faz o preço desses itens aumentar pela Lei da Oferta e da Demanda. Essa situação, provocada por um descompasso entre fornecedores diversos, deve ser regularizada em pouco tempo.

Previsões

Tentar adivinhar como será o pós-pandemia ainda é arriscado. Mas alguns sinais do mercado permitem que especialistas arrisquem alguns comentários.

O primeiro deles é de que a pandemia deverá mudar alguns hábitos da população. As reuniões remotas serão uma prática comum, assim como, as vendas feitas sem que o cliente tenha que visitar as lojas. Nesse ambiente, os showroons, ricamente elaborados, podem ser substituídos facilmente por uma apresentação virtual bem elaborada.

As visitas dos vendedores aos clientes, levando amostras de vidros, ferragens e acessórios deverão ser mais valorizadas no pós-pandemia, especialmente se o vendedor for habilidoso no contato social, se apresentar bem e for cordial e atencioso.

As parcerias das vidraçarias com fornecedores confiáveis deverão ser reforçadas. Profissionais do vidro entenderão melhor como é importante poder contar com um fornecedor que ouve suas necessidades e lhe garante o material que precisa no tempo oportuno e com a qualidade desejada.

Por fim, a apresentação dos vendedores e instaladores na casa dos clientes será um diferencial de qualidade. Terão mais sucesso as vidraçarias que mantiverem uma equipe que seja educada, bem uniformizada e que adote etiquetas em benefício da higiene e da saúde, tais como o uso de pantufas cirúrgicas, luvas, máscaras e outras.