Três dicas para vidraçarias chegarem antes nas obras

/Other/UdineseCOMBR/BLOG%20UDIGLASS/Blog%20UdiGlass%20240921%20tres_dicas_chegar_antes.png

Chegar antes nas obras, conquistando a confiança de seu proprietário e oferecendo soluções completas pode garantir a lucratividade de seu negócio.

Vidraçarias que atuam como contratadas dos serralheiros ou que são contratadas pelos responsáveis pelas obras depois que os caixilhos ou estruturas de guarda-corpos, coberturas, pisos ou escadas já estão sendo colocados terão de disputar volume de serviço em troca de preços baixos com vários concorrentes.

Muitas vezes o momento em que a vidraçaria chega na obra pode determinar a lucratividade do negócio com instalação de vidros. Portanto, a pergunta que cada dono de vidraçaria deve fazer para si mesmo é: em que momento estou chegando na obra? Na fase do projeto, na fase intermediária ou de acabamento?

No caso de fechamento com vidros temperados, no qual não existe a montagem das esquadrias, chegar tarde na obra é o momento em que a pessoa que decide pelo serviço já tem dois ou três outros orçamentos em mãos.

Porém, chegar antes na obra não significa simplesmente chegar rápido e ser o primeiro a passar o orçamento em alguns casos em que a sorte ajudar. Significa conquistar a confiança ou oferecer a solução completa ao ponto de se fixar na mente dos clientes para que estes procurem seu negócio como primeira opção. Aqui vão, portanto, três dicas para que isso ocorra:

1 – Conquiste a confiança dos especificadores

Sua empresa é a primeira a ser chamada por arquitetos, engenheiros, proprietários de construtoras, designers de interiores e fabricantes de móveis quando esses vão iniciar algum novo projeto? Se a resposta for sim, o caminho está correto. Se a resposta for não, esse ponto precisa ser desenvolvido na sua empresa. Tais profissionais costumam exigir muito dos seus parceiros vidraceiros e, em alguns casos, existem até atritos.

Porém, se a confiança deles é conquistada, sua empresa terá um cliente fiel que garantirá projetos futuros e ainda irá divulgar sua marca a outros.

Trata-se geralmente de público exigente, por isso sua empresa deve:

  • Prometer somente o que irá cumprir e ser pontual nos prazos que forem definidos.
  • Estar preparado tecnicamente para oferecer a melhor solução de envidraçamento.
  • Conhecer as opções em vidros do mercado e indicar o que melhor atende à necessidade apresentada.
  • Cuidar da apresentação pessoal, tanto na hora da primeira visita quanto na hora da instalação.
  • Conhecer as normas técnicas e não oferecer gambiarras.
  • Praticar preço justo, sabendo defendê-lo de forma que o cliente não considere que você está se aproveitando da confiança que ele deposita em seu trabalho.
  • Não criticar outras vidraçarias abertamente; somente apresente as vantagens que o cliente terá com seu trabalho.

2 – Desenvolva parcerias saudáveis com profissionais dos ramos de alumínio, ferro e aço inox

Nessas parcerias é importante enfatizar que, no caso de “trazer o serviço” sua vidraçaria será a contratante dos serviços deles, e não o contrário.

Isso é possível se você tiver conhecimento suficiente para, no momento do primeiro orçamento, saber desenhar um croqui da obra para passar o orçamento depois ao cliente. Esse orçamento poderá ser elaborado em conjunto com seu parceiro comercial posteriormente. Uma dica é não levar seu parceiro comercial na obra para o primeiro orçamento. Esse contato precisa ser preservado o quanto for possível até a contratação do serviço.

Ao estabelecer boas parcerias com profissionais competentes sua vidraçaria poderá anunciar os serviços completos de fachadas, guarda-corpos, coberturas, pisos e escadas ao invés de somente o envidraçamento. Consequentemente chegará antes nas obras. Nem será necessário lucrar sobre o serviço do parceiro, pois, quem oferece soluções completas consegue cobrar mais por todo o pacote.

 

3 Atue em outras áreas ligadas ao seu negócio

Quando possível, outra forma de oferecer a solução completa é a montagem de um setor complementar de alumínio em sua vidraçaria. Exige-se que o profissional a ser contratado (ou treinado em curso específico) seja capaz de entender os desafios do cliente e propor a melhor solução para cada situação de obra.

Não é uma tarefa fácil integrar esses setores à vidraçaria; porém, várias empresas que conseguiram essa proeza se destacam hoje no mercado.

No caso de produtos em aço inox existe também a opção de se trabalhar com as soluções modulares de torres e botons que a UdiGlass oferece. A empresa oferece também diversos produtos ligados à instalação de vidros, tais como fechaduras elétricas, portas automáticas, telas mosquiteiras, barras antipânico, molas de piso e outras.

Oferecer a instalação desses produtos como complemento ao serviço da vidraçaria pode garantir a lucratividade extra necessária para a saúde financeira do negócio.

Para informações adicionais, entre em contato com a equipe técnica da UdiGlass.

 

Sobre a Udinese

Líder do mercado nacional de componentes para Esquadrias, reconhecida por oferecer soluções inteligentes e inovadoras aos seus clientes. Foi fundada por Luigi Papaiz em 1966 e atualmente é a única empresa do segmento a conquistar a ISO 9001. Faz parte do Grupo ASSA ABLOY, que compreende mais de 400 empresas subsidiárias em 70 países.