Molas aéreas: solução de fechamento com ótimo custo-benefício.

/Other/UdineseCOMBR/BLOG%20UDIGLASS/Blog%20molas%20aereas%20UdiGlass.png

Conheça um pouco mais sobre esse produto e suas características

Molas hidráulicas para fechamento de portas são importantes, pois mantêm as passagens fechadas e protegidas do frio, do calor, do vento, do excesso de ruído e da sujeira (fuligem ou poeira). E as molas mais utilizadas no mundo, devido ao seu ótimo custo-benefício e possibilidades de instalação são as molas hidráulicas aéreas.

 

Possibilidades de instalação

Molas aéreas podem ser instaladas em praticamente todos os tipos de portas de giro, sejam elas fixadas por dobradiças ou em pivots (pivotantes). E servem para automatizar o fechamento de portas de metal, alumínio, madeira e, através de um suporte especial, também em vidros.

Outras vantagens das molas aéreas é o fato de poderem ser instaladas em portas já instaladas e também de não exigirem corte e escavação do piso para sua instalação, como acontece com as molas hidráulicas de piso.

 

Por que o sistema é hidráulico?

A maioria dos sistemas hidráulicos possui um reservatório que armazena o óleo ou outros fluidos hidráulicos e um sistema que transmite eles de uma câmara para a outra. Esse fluido transmite forças de maneira muito eficiente, com pressões mais altas e tendem a produzir maior força do que os sistemas pneumáticos, além de apresentarem uma maior durabilidade.

 

Como escolher a mola aérea

Para escolher a mola aérea certa, inicialmente, é preciso prestar atenção em três aspectos: na intensidade do tráfego (leve, médio ou intenso), no peso e na largura da folha da porta. Todos os modelos de mola aérea acompanham as suas especificações para atender as necessidades de uso e obterem um excelente desempenho.

Em seguida é preciso atentar para a necessidade do local onde vai ser feita a instalação, observando-se os seguintes pontos:

1- Peso da porta

2- Tipo de aplicação/ montagem / tipo de porta

3- Frequência de uso

4- Resistência à corrosão

5- Se a porta é simples ou dupla

6- Se exige uma mola embutida

7- Ângulo de abertura

8- Funções necessárias

 

Tipos de montagem

Dentre esses sete pontos, é preciso explicar que o ponto de número 2 (tipos de montagem), permite quatro possibilidades:

1-Normal interno - montagem na folha da porta pelo lado interno, ou seja, do corpo da mola na folha da porta, no lado onde os eixos das dobradiças são aparentes.

2-Invertida interno - montagem no batente pelo lado interno, ou seja, do corpo da mola no batente, no lado onde os eixos das dobradiças são aparentes.

3-Normal externo - montagem na folha da porta pelo lado externo, ou seja, do corpo da mola na folha da porta, no lado onde os eixos das dobradiças não são aparentes.

4- Invertida externo – montagem no batente pelo lado externo, ou seja, montagem do corpo da mola no batente, no lado onde os eixos das dobradiças não são aparentes.

Lembrando que as descrições acima são apenas referenciais, pois não ilustram a instalação em portas pivotantes nem o caso das molas de embutir.

 

Funções necessárias

Outro ponto que deve ser destacado é o de número 8 (funções necessárias), pois cada modelo reúne um grupo delas e é necessário conhece-las para avaliar quais seriam mais úteis no local da instalação. Dentre as principais estão:

- Amortecimento de abertura (ou back check) – amortiza o impulso de uma abertura brusca da porta. Evita danos e impactos entre portas e parede.

- Ajuste de potência – possibilita o ajuste da força de fechamento conforme as dimensões da porta e as condições do ambiente.

- Ajuste de velocidade – possibilita o ajuste da velocidade e tempo do fechamento, independentemente de outros ajustes, como o de potência.

- Retardo de fechamento (delayed closing) – prorroga o fechamento da porta para que indivíduos com as mãos ocupadas tenham tempo suficiente para passar antes do fechamento da porta. É uma função especialmente indicada para hospitais.

- Velocidade de travamento – possibilita o ajuste da força do golpe final de fechamento da porta, assegurando que o trinco da fechadura realmente trave.

- Sistema de parada – essa função é obtida através da utilização de um acessório denominado Braço de Parada, que permite manter a porta aberta pelo período desejado. Tais braços possuem regulagem do ângulo de parada e da força de parada.

 

Garantia e resistência à corrosão

Por fim, dois aspectos a serem levados em conta na hora da escolha da mola adequada são o nível de resistência à corrosão e os anos de garantia que o fabricante oferece. Geralmente um fabricante que confia na qualidade de seu produto oferece tempo maior de garantia, como, por exemplo, a UdiGlass, que oferece de 2 a 5 anos nas oito molas aéreas que oferece ao mercado.

Para conhecer cada uma das molas comercializadas pela Udiglass, acesse nosso catálogo.

 

Sobre a Udinese

Líder do mercado nacional de componentes para Esquadrias, reconhecida por oferecer soluções inteligentes e inovadoras aos seus clientes. Foi fundada por Luigi Papaiz em 1966 e atualmente é a única empresa do segmento a conquistar a ISO 9001. Faz parte do Grupo ASSA ABLOY, que compreende mais de 400 empresas subsidiárias em 70 países.