Torre de Aço Inox Square

/Other/UdineseCOMBR/BLOG%20UDIGLASS/Udinese_torre-square2-600x315.png

Diversas possibilidades de aplicações com variedade de cores

 

O aço inox é um material resistente, durável e muito bonito. E sua popularização chegou ao ramo vidreiro na forma de diversas ferragens versáteis que, por aperto e aparafusamento, permitem a fixação do vidro em aplicações que antes não eram possíveis.

Uma dessas ferragens é a torre modular, popularmente chamada de Torre Aço Inox. Em barreiras verticais térreas, divisórias de ambientes, totens envidraçados de sinalização e extensões fixadas sobre muros elas permitem a instalação de vidros temperados de forma fácil. Sem a necessidade de fixação em três ou quatro lados através de moldura metálica ou suporte através de perfis de alumínio.

 

Guarda-corpos de vidro

 Outra aplicação de tais torres, muito utilizada por vidraçarias e serralherias, é na instalação de guarda-corpos residenciais de vidro, principalmente em mezaninos e varandas.

Porém, para essas aplicações, é preciso que o instalador siga com rigor ao que está previsto na Norma de Guarda-Corpos (NBR 15.575).

Segundo essa norma, editada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), se o guarda-corpo tiver a função de impedir a queda dos usuários de altura superior a um metro, duas condições, entre outras, terão de ser obedecidas para segurança dos usuários:

 

1-   Antes da instalação definitiva, um teste prático (ensaio) terá de ser realizado com um protótipo de todo o guarda-corpo, incluindo vidro, torres, parafusos e fixações, em estrutura semelhante à de onde ele será instalado.

 

2-   Se incluir vidros, terá de respeitar a NBR 7199 — Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações).

Norma de vidros

 A NBR 7199, popularmente chamada de norma de instalação de vidros, determina que para ser instalado em torres por furações, já prevendo capacidade para suportar impacto de crianças se chocando contra ele, o vidro a ser utilizado terá de ser o laminado de temperados, também chamado de temperado laminado.

A norma 7199 também fornece fórmulas para cálculo da espessura adequada a ser utilizada a cada aplicação. E é aí que surge uma polêmica, pois muitos vidraceiros duvidam que a espessura máxima que as Torres Inox suportam, que é de 10 mm, seja suficiente para garantir a segurança dos usuários.

 

Espessura adequada

Como já mencionamos em nosso blog que aborda os botões de aço inox, para se determinar a espessura adequada do vidro um ensaio do protótipo do guarda-corpo deve ser feito em laboratório especializado. É esse ensaio que determinará se a espessura escolhida foi ou não adequada para a utilização pretendida. Em um teste de impacto o vidro do guarda-corpo pode até se quebrar, mas não pode permitir, após alguns minutos do impacto, a passagem de um prisma com medida de 11 cm x 11 cm. No caso de uso privativo, ou de área interna, a carga aplicada é equivalente a 400 Newtons (ou 40 quilos).

 

Espessura não é sinônimo de resistência

A maioria dos céticos quanto à utilização das Torres Aço Inox em guarda-corpos ignora ou se esquece que composições de vidros laminados mais finos podem ser tão resistentes quanto as composições mais espessas, desde que sejam utilizados intercaladores (ou interlayers) estruturais, como, por exemplo, o SentryGlas, o AB-AR (Pujol) e outros.

Sabe-se, porém, que em navios, tais intercaladores são utilizados em guarda-corpos em composições finas de vidros, como forma de reduzirem o peso total deslocado pela embarcação.

 

Torre com qualidade garantida e variedade de cores

 A Udinese, através de seu setor dedicado ao vidro, UdiGlass, trabalha com a Torre Aço Inox Square, que possui design atraente e é oferecido na versão polida e também pintado nas cores branca, preta, preta fosca, bronze e branca.

 A Torre Aço Inox Square, da UdiGlass, possui 300mm de altura e acompanha o padrão de qualidade da Udinese e conta com toda a assessoria técnica de sua equipe.

 

Sobre a Udinese

Líder do mercado nacional de componentes para Esquadrias, reconhecida por oferecer soluções inteligentes e inovadoras aos seus clientes. Foi fundada por Luigi Papaiz em 1966 e atualmente é a única empresa do segmento a conquistar a ISO 9001. Faz parte do Grupo ASSA ABLOY, que compreende mais de 400 empresas subsidiárias em 70 países.