Tela mosquiteira possui vantagens que vão além da proteção contra insetos

/Other/UdineseCOMBR/BLOG/3593---04-01---CARROSSEL-SOLU%c3%87%c3%83O-TELA-MOSQUITEIRA_01.png

O produto retém poeiras e impurezas, pode melhorar a arquitetura da obra e se integrar com a decoração

.

O verão é a época em que os insetos aparecem com mais frequência, mas a proteção contra eles não é a única função das telas mosquiteiras. De acordo com o site Casabela, o produto ajuda a reter poeira e demais impurezas do ar, evita que gatos e aves saiam para a área externa e protege contra ratos, morcegos, insetos e aracnídeos venenosos.

Nas desvantagens, temos: modelos escuros, que podem prejudicar a iluminação natural do ambiente; e produtos fixos, que são difíceis de higienizar, conforme o portal MS Designs. Ainda segundo a publicação, entre os modelos, estão: a tela de velcro ou adesivo, fixa, cortina e com esquadria.

Investimento em segurança contra insetos e valorização do imóvel, esses são os motivos para a instalação de telas mosquiteiras, segundo Altair Lima, diretor da Vita Componentes, fabricante e distribuidora de acessórios para esquadrias.
“Quando alguém vai comprar, por exemplo, uma residência e há opções com e sem telas, mesmo que seja um pouco mais caro, a que possui o item será vendida primeiro”, destaca o executivo da Vita Componentes.

João Vieira, diretor de unidade de negócio da Udinese ASSA ABLOY, fabricante de componentes para esquadrias, concorda com Lima. “Percebemos uma maior presença de insetos em nossas casas neste período mais quente do ano e as telas mosquiteiras são excelentes aliados na proteção contra eles”. Ele detalha que o tecido utilizado no produto é produzido em fibra de vidro recoberto com PVC, sendo resistente e antichamas, impedindo a passagem somente dos insetos. “Só vemos vantagens na utilização de telas mosquiteiras nas esquadrias”, diz.

 

CONFORTO E DECORAÇÃO ALIADOS

Os modelos mais elaborados, como o de correr e o de enrolar, se integram de uma forma mais harmônica com a esquadria, afirma Vieira. “O modelo de enrolar, por exemplo, pode ser recolhido para a parte superior da esquadria, deixando todo o sistema mais discreto, sem interferir na decoração da residência”. O tecido também é fornecido em um tom de cinza, não interferindo no visual e combinando com qualquer ambiente, acrescenta. Para Lima, os sistemas de telas atuais servem até para melhorar a arquitetura da obra, além de proteger os usuários do ambiente.

A Udinese ASSA ABLOY possui diversos modelos de telas mosquiteiras, como os de sobrepor, que pela versatilidade são os mais procurados, modelos de correr, de enrolar e até um sistema completo de porta de giro com tela, anuncia Vieira. “No geral, o modelo de enrolar é o que mais encanta nossos clientes”. O produto pode ser instalado em portas ou janelas e o resultado nas duas situações é uma solução prática, discreta e, principalmente, eficiente contra a entrada de insetos.

Entre os modelos da Vita Componentes, o diretor cita a tela fixa, sistema mais barato atual, aplicado em vãos e esquadrias que não tenham o funcionamento prejudicado pela tela estar fixa, normalmente utilizado em cozinhas industriais, fábricas de alimentos, restaurantes e residências. O sistema é nacional, com exceção do tecido, que é importado da Ásia.

A tela de correr ou corredeira é uma solução prática e barata para quem já tem uma esquadria e, no projeto inicial, não foi instalada. “Os itens mais novos dos sistemas 20, 25 e 32 possuem uma aba interna no perfil superior e inferior da esquadria, onde se adapta este modelo de tela. Também podendo ser aplicado em qualquer esquadria com uma cantoneira colocada na parte superior ou inferior”, detalha Lima. O sistema é europeu, da marca Gimenez Ganga.

Segundo Lima, a tela retrátil ou de recolher é um sistema europeu moderno da marca Gimenez Ganga, feito para ser embutido, especificamente, nas esquadrias maxim-ar, pois se pode deixar a esquadria aberta com a tela fechada, mantendo a ventilação sem a “invasão” dos mosquitos. Nas características, estão o fácil manuseio e instalação. Mesmo sendo desenvolvida para esse modelo de esquadria, pode ser utilizada em qualquer tipo, desde que tenha um espaço na alvenaria ou na janela para embutir.

A tela plissada permite instalação em qualquer tipo de janela ou porta. “Fica uma obra de arte esse produto instalado, permitindo grandes vãos em largura e altura. Recomendado para obras horizontais de alto padrão”, menciona o diretor da Vita Componentes, acrescentando que o tipo europeu é da marca Gimenez Ganga. “Por se tratar de um produto extremamente diferenciado, temos que importar já na medida solicitada direto da fábrica, modelo somente sob encomenda”, informa.

Sistema recém-lançado na Europa, motorizado, muito parecido com uma caixa de persiana integrada, com design atualizado, a tela motorizada sistema Grazia, da Gimenez Ganga, é lembrada por Lima. Além de deixar o ambiente limpo e protegido, permite ser integrado em automação residencial, usado em obras de alto padrão horizontal, alcançando grandes vãos com mais de 5m de largura.

“Todos são muito requisitados e podem ser fabricados em várias cores, diria que para cada tipo de obra se encaixa um dos sistemas acima. Porém, o mais procurado hoje, para os grandes vãos, é o modelo plissado Grazia”. Por fim, ele informa que a empresa está buscando distribuidores no Brasil para os sistemas de telas.
Vieira conta que a Udinese lançou, recentemente, um catálogo técnico com informações de todas as telas mosquiteiras, disponível no site da marca para download.

 

MATÉRIA EXTRAÍDA DO SITE DA CONTRAMARCO, PUBLICADA EM 08/02/2022, ACESSADA EM 16/02/2022.