Por que usar aço inoxidável no ramo de vidros?

/Other/UdineseCOMBR/BLOG%20UDIGLASS/Udinese_ac%e2%95%a0%c2%bao-inoxidavel-blog-600x315%20(2).png

O Aço Inoxidável, popularmente conhecido como Aço Inox, ou somente Inox, é uma liga de ferro com a adição de cromo, níquel, silício, manganês, nitrogênio e carbono. As propriedades da liga final podem ser ajustadas alterando as quantidades desses vários elementos. Elas são identificadas por números, sendo a 304 a mais utilizada, devido sua excelente resistência à corrosão e facilidade de soldagem.

Dentre eles, o cromo é que dá ao aço inoxidável sua resistência à corrosão. Em geral, quanto maior o teor de cromo, maior é a resistência da chapa de aço inox à corrosão.

Em sua produção, as matérias-primas são fundidas em conjunto em um forno. O processo pode levar de 8 a 12 horas de calor intenso até o metal se fundir.

Depois que o aço é derretido, fundido, formado, tratado termicamente, recozido e, em seguida, decapado, ele deve ser cortado em sua forma e tamanho desejados. Essas formas podem ser no formato de tarugos, lajes, barras ou bobinas.

O Aço inox pode ser considerado um dos materiais mais utilizados na atualidade. Suas aplicações na construção civil são inúmeras quando comparado a outras ligas de Aço. Dentre as principais vantagens que apresenta estão as seguintes:

Alta durabilidade

O aço inox é um material com resistência, em alguns casos, superior à de ligas de aço comuns. Além disso, trata-se de um material resistente à corrosão, o que o torna uma ótima alternativa também para ambientes externos. Entretanto, é preciso contar com um fornecedor que tenha bom nome no mercado a zelar, pois essa durabilidade depende da qualidade em todo o processo.

Higienização fácil

O aço inox é um material considerado de fácil limpeza e higienização. Isso é possível graças à sua baixa rugosidade superficial. Some-se a isso o fato de que ele é praticamente imune a materiais abrasivos e o resultado é um material de escolha recorrente em locais que necessitam de controles mais rígidos de higiene, tais como hospitais, clínicas e restaurantes.

Por essa mesma característica, fora da construção civil também encontramos o aço inox em peças manuseadas constantemente e que podem transmitir vírus e bactérias, como, por exemplo, no transporte público, em ônibus, trens e metrôs.

Estética agradável

Em termos de design e visual, o aço inox é frequentemente escolhido por arquitetos, engenheiros e empreendedores que queiram transmitir modernidade em suas obras. Por sua versatilidade e com opção da textura escovada, ele combina com diferentes cores e estilo.

Resistência a variações térmicas

A temperatura ambiente não é necessariamente uma preocupação para quem utiliza peças em aço inox na construção. Isso porque ele é capaz de suportar bem tanto temperaturas baixíssimas quanto elevadas. Mesmo locais em que há variações bruscas de temperatura não impactam esse material.

Maleabilidade

O aço inox é um dos elementos que melhor se adaptam aos formatos, sendo flexível e maleável o suficiente para que engenheiros e arquitetos possam explorar múltiplas formas.

É por essa razão que podemos encontra-lo em fachadas, coberturas, janelas, portas, corrimãos, guarda-copos, revestimentos, pisos, azulejos, pias e até mesmo coberturas. E, por ser um elemento tão personalizável, sua procura é alta, o que reduziu seu custo ao longo dos anos.

Produtos em inox da Udiglass

A UdiGlass, divisão da Udinese dedicada em atender ao ramo vidreiro, oferece diversos produtos em aço inoxidável, tais como puxadores, botões e torres. Tais produtos, além de contarem com garantia do fabricante, são testados em laboratório interno.

 

Sobre a Udinese

Líder do mercado nacional de componentes para esquadrias, reconhecida por oferecer soluções inteligentes e inovadoras aos seus clientes. Foi fundada por Luigi Papaiz em 1966 e atualmente é a única empresa do segmento a conquistar a ISO 9001. Faz parte do Grupo ASSA ABLOY, que compreende mais de 400 empresas subsidiárias em 70 países.